Entretenimento

‘Única novidade era a manteiga’, diz Bertolucci sobre cena de estupro

Criticado por ter dito que a famosa cena de estupro de «O último tango em Paris» não foi consentida, o cineasta italiano Bernardo Bertolucci explicou nesta segunda-feira (5) que a atriz Maria Schneider não sabia apenas da parte da manteiga.

No fim da semana passada, a revista «Elle» recuperou um vídeo inédito de 2013 no qual o diretor assume que teve a ideia da cena junto com Marlon Brando no mesmo dia da gravação e que os dois não orientaram a atriz sobre o que aconteceria.

«Há alguns anos, alguém me perguntou detalhes sobre a famosa cena da manteiga. Eu disse que decidi, junto com Marlon Brando, não informar Maria de que usaríamos a manteiga. Queríamos sua reação espontânea àquele uso impróprio. O equívoco nasce aí. Muita gente pensa que Maria não tinha sido informada sobre a violência contra ela. Falso! Maria sabia de tudo porque tinha lido o roteiro, onde estava tudo escrito», afirmou Bertolucci.

Recomendados

Leia mais:
‘Rogue One: Uma História Star Wars’ ganha vídeo focado nas criaturas da trama
Diretor de ‘Aquarius’ será coordenador de cinema de novo centro cultural na Paulista

No vídeo em questão, o cineasta afirma que queria que Schneider, então com 19 anos, reagisse «como mulher, não como atriz». Na famosa cena, Brando usa um pacote de manteiga para violentar a personagem vivida pela atriz. «A única novidade era a manteiga», acrescentou o cineasta.

Além disso, ele salientou que é «ingênuo» acreditar que o que se passa na tela corresponde à realidade. Depois de «O último tango em Paris», Schneider não filmou mais nenhuma cena de nudez e sofreu com o vício em drogas e a depressão.

Em 2007, quatro anos antes de morrer, ela confessou que se sentira «humilhada e violentada» por Bertolucci e Brando.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos