Entretenimento

Paul McCartney processa Sony/ATV por direitos autorais de músicas dos Beatles

O ex-Beatle Paul McCartney entrou com um processo judicial contra o selo musical da Sony nesta última quarta-feira (18) em um tribunal federal de Nova York buscando os direitos autorais de 267 músicas dos Beatles que Michael Jackson adquiriu duas décadas antes de sua morte.

ANÚNCIO

Jackson superou a oferta de McCartney na compra dos direitos das músicas em 1985, pagando US$ 47,5 milhões para obter a coleção como parte de um repositório muito maior com cerca de 4.000 músicas pop do empresário australiano Robert Holmes.

Leia mais:
Banda Mantiqueira celebra 25 anos com gravação de clássicos em sonoridade jazz
Grupo cria peça a partir de documentos achados em rua de Natal

Recomendados

As músicas dos Beatles e o resto da coleção da ATV foram então colocados sob uma joint-venture que Jackson formou em 1995 com o selo musical da Sony, criando a Sony/ATV Music Publishing, a qual hoje é a maior gravadora do mundo.

Administradores de suas propriedades venderam a fatia de Jackson na Sony/ATV, incluindo a coleção dos Beatles, para a Sony Corp por 750 mil dólares em 2016, sete anos após a morte do cantor por overdose do anestésico propfol, em 2009.

De acordo com o processo, McCartney notificou a Sony/ATV em outubro de 2008 que ele desejaria reivindicar os direitos das dezenas de músicas que ele co-escreveu com John Lennon de setembro de 1962 a junho de 1971. As músicas compõe a maior parte do catálogo dos Beatles.

O processo afirma que a Sony/ATV até agora não reconheceu os direitos do compositor sobre os direitos autorais dessas músicas, incluindo sucessos como «All You Need is Love» e «I Want to Hold Your Hand», de acordo com a lei norte-americana. A Sony/ATV chamou o processo de “desnecessário e prematuro”, em um comunicado por email.

O processo busca um posicionamento judicial de que McCartney possa reivindicar seus direitos autorais nas músicas, assim como honorários de advogados.

Tags

Últimas Notícias

Nós recomendamos