Entretenimento

Mulheres estrelam mais filmes, mas continuam como minoria nas telonas

Um levantamento divulgado nesta terça-feira (21) pelo Centro de Estudos da Mulher no Cinema e na TV da Universidade de San Diego, nos EUA, mostrou que as mulheres protagonizaram 7 filmes a mais entre os 100 mais vistos de Hollywood no ano passado em relação a 2015 – a estatística  é puxada por filmes como «Caça-Fantasmas» (2016), com quatro mulheres como estrelas.

Ainda assim, elas encabeçam apenas 29 das produções – homens são estrelas de 54 filmes e criaturas não humanas estão nos outros 17. Ainda assim, esse é o recorde do estudo realizado desde 2012.

Leia também:
Angelina Jolie come aranhas e escorpiões junto com os filhos no Camboja
Ally Brooke, do Fifth Harmony, fará show solo no Brasil em julho

Recomendados

Os dados mostram ainda que as mulheres estão longe de alcançar paridade nos produtos culturais. Dos personagens que têm fala em filmes produzidos ao longo do ano passado, elas representam apenas 32% – uma queda de 1% no comparativo com 2015. Em alguns gêneros, como os filmes de ação, elas são só 3% dos personagens.

As desigualdades seguem mesmo entre as mulheres: latinas, negras e asiáticas não somam nem um quarto das mulheres com fala no cinema – 76% das personagens são brancas.

A pesquisa trata ainda de estereótipos do feminino. Das 2,9 mil personagens analisadas, a maioria segue sem aparecer na telona trabalhando – homens fazem isso em 61% dos filmes, elas em 45% – e são mais jovens que eles (elas estão na faixa dos 30 enquanto eles já passaram dos 40).

Isso ocorre também pela falta de presença das mulheres atrás das câmeras. Filmes com diretoras ou roteiristas mulheres têm 57% de protagonistas do sexo feminino. Se não há mulheres ocupando estes cargos, o índice cai para 18%.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos