Entretenimento

‘Imprevistos de Uma Noite em Paris’ é comédia francesa sutil e melancólica

Luigi (Édouard Baer), personagem central de “Imprevistos de uma noite em Paris”, é diretor de um teatro e está prestes a estrear uma peça que não está pronta. Na verdade, está bem longe de poder ser mostrada para o público, e os problemas despencam em sua cabeça. Assim como Chris (Christophe Meynet), um ator vestido de macaco que fica no palco numa gaiola suspensa.

ANÚNCIO

Quando o intérprete cai e se machuca, fica impedido de continuar no ensaio –o que obriga o protagonista do filme a, finalmente, arrumar um símio de verdade, conforme havia prometido ao diretor da montagem.

Leia mais:
”T2′ é sobre o envelhecimento do ponto de vista masculino’, diz Ewan McGregor
‘Power Rangers’ aposta em nostalgia infantil dos anos 1990

Recomendados

Mas com que dinheiro, se as contas estão todas atrasadas? E como lidar com o diretor japonês (Yoshi Oida), que nem queria estar na França, não fala francês e só se comunica por meio de sua assistente brava (Kaori Ito)? E o que fazer com os atores e técnicos que estão sem receber? Ele não pode delegar tudo à sua assistente, Nawel (Audrey Tautou).

Com a ajuda de uma estagiária, Faeza (Sabrina Ouazani) –estudante de Ciência Política, que arrumou um emprego no bar do teatro–, Luigi sai numa jornada pelas ruas de Paris em busca de resolver os problemas –entre eles, conseguir um macaco de verdade para atuar na peça.

A partir disso, “Imprevistos de uma noite em Paris” transforma-se numa comédia de erros e acertos, de busca noite adentro para resolução dos problemas, que acabam criando novos problemas para Luigi e sua estagiária. O ensaio parado, por sua vez, espera a volta do diretor do teatro com soluções e um macaco para a peça prosseguir.

Quando ele encontra o animal, sai pelas ruas de Paris, com o macaco de mãos dadas com ele e sua estagiária. É uma cena nonsense, que vai ao encontro de todo o tom de humor do filme, escrito e dirigido pelo próprio Baer –com a autoria do roteiro dividida com Benoît Graffin (“Uma doce mentira”).

Aos poucos, o filme se abre, torna-se sobre a trupe artística e seus dilemas profissionais, financeiros e pessoais. Aqui, Baer (uma figura bastante conhecida no cinema e televisão na França, mas pouco famosa fora de seu país) alinha-se a obras do gênero, como “A Morte do Bookmaker Chinês”, de John Cassavetes, e “Turnê”, de Mathieu Amalric.

Apesar de guardar para si o personagem central e as melhores tiradas do filme, Baer distribui aos colegas coadjuvantes bons momentos para que brilhem em cena –especialmente Audrey e Sabrina, como as personagens femininas de maior destaque aqui.

O ambiente lúdico e o tom da comédia, no entanto, não evitam que o filme e o personagem central tomem seu rumo melancólico e mais realista.

 

Assista ao trailer do filme:

 

Tags

Últimas Notícias