Entretenimento

Estrela de novo ‘Star Trek’, John Cho fala sobre importância de viver personagem gay

Há algumas semanas, foi divulgado que o personagem Hikaru Sulu é abertamente gay no filme “Star Trek: Sem Fronteiras”, terceiro longa da franquia que estreia nesta quinta-feira, 1º de setembro, nos cinemas.

ANÚNCIO

Apesar de ter gerado debate entre os fãs e comentários do intérprete original George Takei, o novo Sulu nos cinemas, o ator John Cho, acredita que esse é o momento certo para retratar e falar sobre representatividade.

Leia mais:

Recomendados

‘Star Trek: Sem Fronteiras’ estreia nesta quinta para celebrar 50 anos da franquia
‘Star Trek: Sem Fronteiras’ ganha trailer final cheio de ação e humor

O Metro Jornal conversou com o ator. Confira entrevista.

Depois de três filmes, você se tornou um Trekkie?
Na verdade não. Eu gosto da série, mas não sirvo para ser um fã mais minucioso de nada, pois não consigo reter tantos detalhes. Mas certamente admiro os Trekkies e sou fã.

E como você interage com os fãs mais apaixonados?
Isso é algo muito mais diversificado e profundo do que eu imaginava. Às vezes você aperta as mãos das pessoas e eles lhe pedem a combinação para o armário do capitão Kirk ou outra coisa. Conheci um monte de gente diferente ao longo dos anos e descobri que há até uma base de fãs gays de «Star Trek». É muito diverso.

A série original foi um reflexo da divisão social e política do final dos anos 1960. O que acha disso hoje, quanto vivemos uma situação semelhante?
«Star Trek» tem resistido por 50 anos e, talvez, uma das razões seja porque isso apela para a nossa melhor natureza como espécie. Isso é uma mensagem irresistível, especialmente agora. Era relevante na década de 1960 por conta do período tumultuado e agora estamos outra vez em outro. É útil ser lembrado de nossas semelhanças ao invés de nossas diferenças.

A série também trouxe um elenco etnicamente diverso. E agora temos o marido de Sulu e a filha deles…
Tive preocupações quanto a isso, sobre a forma como seria tratado. Agora quando olho, percebo que foi da maneira que eu esperava. É uma cena simples, mas muito importante. Ver esse Sulu foi um divisor de águas para mim; foi muito encorajador. Da mesma forma, espero que os gays sejam encorajados a se verem representados também.

Infelizmente vimos alguns ataques homofóbicos. Você leu algo relacionado?
Não. [Risos] Parece insalubre.

São poucos os personagens asiáticos que vemos na TV e no cinema. Até criaram um meme chamado «Estrelando John Cho» que colocava você em cartazes de filmes interpretados por brancos. Acha que Hollywood está finalmente ouvindo?
Acho que até certo ponto, embora eu deva dizer que tenho emoções misturadas quando falo sobre os graus de progresso. Mas houve algum progresso, ainda que pouco perto do que deveria. Por vezes me sinto como Moisés do lado de fora de Canaã pensando como a futuras gerações futuras verão a terra prometida, mas eu nunca irei.

Veja o trailer de «Star Trek: Sem Fronteiras»:

https://www.youtube.com/watch?v=nSWSb4VnL1E

Tags

Últimas Notícias