Colunistas

Pedalada na saúde: Brasil omite números do Zika

humberto1 Claudio Humberto colunista grande twitterAs trapalhadas do abestado ministro da Saúde, Marcelo Castro, não são o principal problema dos técnicos envolvidos na guerra contra o mosquito. Eles estão preocupados é com a demora e a confiabilidade dos dados sobre incidência do vírus zika informados pelas secretarias estaduais, como a do Rio de Janeiro. Sanitaristas suspeitam de omissão de números – ou de “subnotificação”, como chamam a lorota.

O leão é manso!

O pretexto interno para subnotificação é “conter o pânico”, mas tem a ver, dizem os técnicos, com ameaças de suspensão das Olimpíadas.

Recomendados

Menos de 0,003%

Até janeiro foram notificados em todo o país 4.783 casos suspeitos de microcefalia. Só 404 casos foram confirmados e apenas 17 têm zika.

Ninguém explica

Na Colômbia, 3.177 mulheres grávidas foram infectadas pelo vírus zika, mas não foi registrado um só caso de microcefalia entre os bebês.

Muitas outras causas

Segundo o próprio governo, a microcefalia pode ter como causa sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes e outras infecções.

LRF proíbe TCU de impor ‘sigilo’, diz especialistaCaptura de Tela 2016-02-11 às 21.22.36

É ilegal a pretensão de ministros pró-governo do Tribunal de Contas da União (TCU) de decretar sigilo de informações sobre as contas anuais da presidente da República. O advogado especialista Jaques Reolon adverte que isso ofende o princípio da transparência da LRF, a Lei de Responsabilidade Fiscal, que disponibiliza as contas para consulta e apreciação pelos cidadãos e instituições, durante todo o exercício.

Anote aí, ministro

A disponibilidade das contas presidenciais para exame dos cidadãos é determinada pelo art. 49 da LRF, lembra o advogado Jaques Reolon.

‘Riscos à estabilidade’

Governistas acham que as contas presidenciais devem ser escondidas dos cidadãos em razão dos “riscos à estabilidade do país”. Anrã.

Ameaça 

O “sigilo” da contas, encampado pelo ministro José Múcio, pode ser votado nos próximos dias. Precisa de cinco votos para aprovação.

Embaixador Lewandowski

O ministro Ricardo Lewandowski, cuja presidência no Supremo Tribunal Federal (STF) termina em setembro, pode antecipar sua aposentadoria. Dilma deseja nomeá-lo embaixador em algum país europeu de primeira linha. Um filho advogado do ministro reside em Londres (Inglaterra).

A pauta é impeachment

Líderes partidários se reunirão na próxima semana para decidir sobre a comissão que vai discutir o impeachment de Dilma na Câmara. Deveria ter sido realizada ontem (11), mas ninguém deu as caras em Brasília.

Sonho petista

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS), ex-líder do governo Dilma preso por tentar melar a Lava Jato, tem pedido ajuda a correligionários para evitar a expulsão do PT. Quer se segurar na sigla e no mandato.

A lei obriga

O governo entra na sétima semana de 2016 e até agora não divulgou gastos de um centavo sequer com os cartões corporativos, cuja conta é paga pelo contribuinte: em 2015, foram torrados R$ 56 milhões.

Oposição frouxa

A oposição perdeu o apoio de Michel Temer para o impeachment. Os tucanos apostam no Tribunal Superior Eleitoral para derrubar a chapa eleita em 2014. Mas o PMDB prefere que Dilma continue “sangrando”.

Tanque cheio

Os deputados Pedro Fernandes (PTB-MA), Aníbal Gomes (PMDB-CE), Lázaro Botelho (PP-TO) e César Halum (PRB-TO) gastaram R$ 6 mil cada com combustíveis e lubrificantes em janeiro, mês de recesso.

Fábrica de factoides

O governo Dilma já escalou seus 29 ministros para o que tem chamado de ‘Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti’. Cada um vai para uma cidade diferente no sábado (13) para discutir a infestação.

Arrocho, não

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) recebe hoje (12) documento de agentes da Polícia Federal cobrando autonomia e criticando cortes de verba da instituição. Sete entidades de classe assinam o documento

Pergunta para D.Crise

O governo Dilma quebrou. Depois, com pompa, anunciou cortes pífios. E aumentou impostos. Como os gastos continuam a crescer?

Captura de Tela 2016-02-11 às 21.13.42
Com Gabriel Garcia, Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos