Colunistas

Futuro ministro da Justiça terá ‘viés político’

Claudio-Humberto-colunista-grande-twitter300

O presidente Michel Temer vai anunciar até esta sexta-feira (24) o seu novo ministro da Justiça, após concluir as consultas e as reflexões que tem feito. Ele assegurou a esta coluna, ontem, que ainda não se decidiu por um nome, mas admitiu haver definido o perfil para a escolha do substituto de Alexandre de Moraes no Ministério da Justiça: será alguém de respeitável bagagem jurídica, mas com viés político.

No capricho
Michel Temer não parece ter pressa para definir o novo ministro da Justiça. Deixa claro que apenas deseja caprichar na escolha.

Recomendados

De volta à lista
O perfil de jurista “com viés político” reforça opções como de Rodrigo Pacheco (MG) e Osmar Serraglio (PR), deputados do PMDB.

Outro cotado
O vice-procurador geral José Bonifácio de Andrada, ligado ao PSDB, é de um clã que está no Congresso há 190 anos, desde José Bonifácio.

Segurança
José Mariano Beltrame é o preferido para a Secretaria Nacional de Segurança Pública, mas também é lembrado para ministro da Justiça.

Visita de Temer faz o Japão retomar parcerias
A visita do presidente Michel Temer ao Japão, em outubro, a primeira de um presidente brasileiro em 10 anos, “limpou a barra” do país até junto ao imperador Akihito. Os japoneses não entendiam a grosseria de Dilma Rousseff, cancelando duas visitas na véspera do embarque. Os resultados da visita já começam a ser notados, com a retomada do interesse japonês por investimento e pelos nossos produtos agrícolas.

Carta simpática
Até o imperador Akihito sinalizou positivamente: fez chegar a Temer, ontem, uma carta simpática com uma foto do encontro dos dois.

Tema universal
Como não seria próprio tratar de assuntos de governo, Akihito e Temer falaram por meia hora sobre… poesia. O imperador ficou encantado.

Papo de poeta
Também poeta, Michel Temer surpreendeu o imperador citando versos do livro dele, escrito a quatro mãos com a imperatriz Machiko.

Carnaval na Bahia
O carnaval de Michel Temer será em família, com a primeira-dama e o filho Michelzinho. Ele pretende permanecer em Brasília, mas poderá passar “uns dois dias” na bela praia da Base Naval de Aratu, na Bahia.

Tapa na nossa cara
Além da folga de duas semanas para o Carnaval, os deputados federais aproveitaram o registro de presença na Câmara aberto às 7h de ontem, e se mandaram. A maioria já almoçou em seu Estado.

Debandada
A debandada de deputados pôde ser notada na CPI da Lei Rouanet. Só o presidente, Alberto Fraga (DEM) e Izalci (PSDB), ambos do DF, e o relator Domingos Sávio (PSDB-MG) foram à sessão de ontem.

Workaholic
O ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) não foi para casa e sim para o trabalho, após alta do hospital, onde chegou com obstrução urinária. O médico prescreveu repouso, mas ninguém o imagina de papo pro ar.

Estímulo forte
A redução da taxa de juros básica (Selic) feita ontem pelo Copom foi a segunda seguida de 0,75%. É a primeira vez em cinco anos que isso acontece. As últimas reduções nesse patamar foram no início de 2012.

Sacramentado
O presidente Michel Temer assinou às 13h20 de quarta (22) o ato de nomeação de Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal, diante dele, apenas duas horas depois da sua ratificação no Senado.

Paga quem deve
Projeto do deputado Major Olímpio (SD-SP) obriga os apenados a trabalharem para custear as próprias despesas com alimentação, por exemplo, nos presídios. E para pagar indenização a suas vítimas.

No forno
O governo federal lançará nos próximos dias a campanha “Basta um vacilo para provocar um acidente”, em substituição à tenebrosa “Gente boa também mata”, de dezembro. Não será veiculada em rádio e TV.

Pensando bem…
…já foi maior o cartaz da elite política brasileira: em um só dia, o STF negou pedidos de Aécio, Lula, Dilma, José Dirceu e Eduardo Cunha.

fotos-claudio-humberto

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos