Colunistas

Votos que cassaram Jatene estão sob suspeita

Claudio-Humberto-colunista-grande-twitter300Dos quatro votos que cassaram o governador Simão Jatene (PSDB), no Tribunal de Regional Eleitoral (TRE) do Pará, três são acusados de ligações aos interessados na sentença. O tucano derrotou, em 2014, a aliança PT-PMDB que juntou Lula, Dilma e o ministro Hélder Barbalho (Integração) no mesmo palanque. O juiz Alexandre Buchacra Araújo, por exemplo, que fez carreira no município de Capanema, filiado ao PT, até participou da campanha derrotada de Barbalho a governador.

ANÚNCIO

Presente de Natal

Buchacra Araújo foi nomeado por Dilma para o TRE, a pedido do deputado Paulo Rocha (PT-PA), em 23 de dezembro de 2015.

Recomendados

Vozes da derrota

Outro voto contra Jatene foi de Luzimara Carvalho, advogada de Lira Maia, vice de Helder Barbalho na campanha derrotada de 2014.

Concunhado é parente

Concunhado do deputado Chicão (PMDB), principal aliado de Helder, Altemar Paes interrompeu as férias, no Rio, para votar contra Jatene.

Alegação frágil

Jatene foi cassado por pagar em ano eleitoral o Cheque-Moradia. A lei o considera “programa de Estado”, criado em 2003, e tem de ser pago.

Governo está seguro de que aprovará a reforma

A oposição pode ter celebrado prematuramente o “placar” de um jornal paulista com 256 votos contrários à reforma da Previdência. O projeto final só tomará forma após o relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA), apresentar o texto final, dia 18. O presidente Michel Temer demonstra uma desconcertante tranquilidade em relação ao tema. Para ele, após as mudanças negociadas na Câmara, a reforma será aprovada.

A aposta de Eunício

O experiente presidente do Senado, Eunício Oliveira, não duvida: as reformas serão aprovadas: “A forma do Michel é o parlamento”, diz ele.

Meta ambiciosa

Para ser aprovada, a proposta precisa de 308 votos, mas a meta do Palácio do Planalto, fixada pelo presidente, é alcançar os 320.

Jogo não começou

Expert em prever votações no Congresso, o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) desdenha de “placar”. Acha que o jogo não começou.

Em quem não votar

O movimento “Vem Pra Rua” escolheu Renan Calheiros – que Carlos Marun (PMDB-MS) chama de “atrapalhador geral da Republica” – para encabeçar a lista de políticos “Em Quem Não Votar em 2018”.

Nem lê jornal

Em discurso, o líder do PT, Carlos Zarattini (SP), acusou o governo de não reduzir a taxa Selic. Nem é mitomania, é desinformação: o Copom promoveu quatro cortes seguidos na taxa básica de juros.

Nova licitação

Relatório do Tribunal de Contas do Piauí obriga governo de Wellington Dias (PT) a refazer licitação de concessão do serviço de água e esgoto de Teresina, em razão de irregularidades e suspeitas de favorecimento.

Espelho meu

Os leitores souberam primeiro aqui que o presidente Michel Temer concordou, na reforma em debate, com aposentadorias diferenciadas para professores, policiais e trabalhadores rurais. Ainda há resistência.

Encarando as redes

Priorizando as redes sociais, que é onde o pau come, o governo já prepara nova rodada da campanha de esclarecimento sobre a Reforma da Previdência, onde o projeto chega quase ao nível do linchamento.

Caso policial ou político?

No caso em que o senador Lasier Martins (PSD-RS) é acusado de agredir a ex-mulher, a Polícia Civil do DF investiga se de fato a suposta vítima tornou a denúncia pública por meio de um repórter que é filho de um inimigo político do senador, o Professor Nado (PDT).

Foi acidente ou não?

Quase três meses depois da morte do pai, Francisco Zavascki duvida ainda se a queda do avião que matou o ministro Teori foi acidente. “Está em aberto”, disse ele à TV Brasil para o programa “Conversa com Roseann Kennedy”, que vai ao ar na segunda-feira (10), às 21h30.

Petista privatista

Oposição acusa o governador mineiro Fernando Pimentel (PT) de querer um cheque em branco da Assembleia Legislativa para vender imóveis. Ele quer privatizar 4 mil propriedades, incluindo a Cidade Administrativa.

Pensando bem…

… a mudança do governo na reforma da Previdência foi uma estratégia militar de recuar em uma batalha para vencer a guerra.

 

fotos-claudio-humberto-6-abril

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fique por dentro dos bastidores da política na coluna de Cláudio Humberto

Tags

Últimas Notícias