Brasil

Veja a íntegra do depoimento de Marcelo Odebrecht em ação contra Palocci

O juiz federal Sérgio Moro derrubou nesta quarta-feira (12) o sigilo nos depoimentos dos delatores da Odebrecht no processo que envolve o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci, no âmbito da Operação Lava Jato. O ex-presidente da empreiteira e delator Marcelo Odebrecht, prestou depoimento por cerca de 2h30 na última segunda-feira (10). Na terça-feira (12) o ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar o sigilo das delações, o que permitiu a Moro divulgar as imagens dos depoimentos. Marcelo Odebrecht não teve as imagens pessoais divulgadas.

Durante o depoimento, informações vazaram e foram divulgadas em tempo real no Twitter. O juiz interrompeu a audiência e pediu para fiscalizar o celular dos participantes que permitissem.

 Confira na íntegra:

Recomendados

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o ex-ministro Palocci estabeleceu uma ligação com altos executivos da Odebrecht com o objetivo de atender aos interesses do grupo diante do governo federal. Isso aconteceu entre 2006 e 2015. Nesse esquema, a interferência de Palocci teria se dado mediante o pagamento de R$ 128 milhões em propinas. Os recursos eram destinados principalmente ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Ainda de acordo com o MPF, o ex-ministro também teria participado de uma conversa sobre a compra de um terreno pra a sede do Instituto Lula, feita pela Odebrecht.

A ação penal decorrente da Operação Omertà tem 15 réus, entre eles Palocci e o herdeiro do Grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht.

Palocci está preso desde setembro de 2016, na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba e responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Sigilo
Quando Moro ouviu o executivo da Odebrecht, Fernando Migliaccio da Silva, nesta ação penal, o juiz decidiu manter o depoimento em sigilo devido as delações firmadas com executivos da empresa, que permanecem em sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF).

Na última segunda-feira (10) o delator Marcelo Odebrecht prestou depoimento neste processo.

Próximos depoimentos

No dia 10 de abril, é a vez do herdeiro da empreiteira Odebrecht, Marcelo Odebrecht, ser interrogado pelo juiz Sérgio Moro. No dia 18 são ouvidos o casal de publicitário João Santana e Mônica Moura. O ex-ministro Antônio Palocci e o ex-assessor dele Branislav Kontic são os últimos réus interrogados. As audiências deles estão marcadas para o dia 19 de abril.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos