Brasil

Teori Zavascki encaminha denúncia contra Lula a Justiça de Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki encaminhou à Justiça Federal em Brasília a denúncia contra o ex-presidente Lula e outras seis pessoas, que são acusadas de obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

ANÚNCIO

Na peça, Teori sustenta que o caso não tem conexão direta com a Lava Jato e, por isso, não precisaria ser enviado para a 13ª Vara Federal de Curitiba.

A decisão contraria um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que queria que o caso ficasse sob os cuidados do juiz Sérgio Moro.

Recomendados

Na denúncia contra o ex-presidente Lula apresentada ao STF no início de maio, Janot afirma que o ex-presidente teve «papel central» na trama para tentar comprar o silêncio de Cerveró e tentar «embaraçar» as investigações da Operação Lava Jato.

O caso veio à tona com a prisão do então senador Delcídio Amaral em novembro do ano passado. Em uma gravação feita pelo filho de Cerveró, Delcídio aparece oferecendo dinheiro e a possibilidade de uma fuga para fora do País para que o ex-diretor da Petrobras não contasse o que sabia ao Ministério Público.

Também foram denunciados o banqueiro André Esteves, o pecuarista José Carlos Bumlai e seu filho, Maurício, o assessor do ex-senador Diego Ferreira e o ex-advogado de Cerveró, Edson Ribeiro.

Tags

Últimas Notícias