Brasil

Programa de vacinas da febre amarela incluirá crianças

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, informou que a pasta incluirá crianças na rotina nacional de vacinação contra a febre amarela a partir do ano que vem.

Em entrevista à BandNews FM, Barros disse que a situação da doença está se estabilizando. “Nós tivemos muitos casos em Minas Gerais naquele período, mas agora está mais calmo.”

Leia mais:
Febre amarela já matou ao menos 162 pessoas no Brasil, diz ministro
Vacinação contra a febre amarela

Recomendados

No total, foram 162 óbitos por febre amarela confirmados no país: 124 em Minas, 33 no Espírito Santo, quatro em São Paulo e um no Rio de Janeiro.

Barros explicou que a vacina é recomendada a quem mora ou viajará para algum dos Estados em que há foco da doença – MG, ES, SP, RJ e BA (Bahia) –, mas disse que a imunização está disponível em todo o país.

“O Programa Nacional de Imunização tem 300 milhões de doses anuais da vacina, a um custo de R$ 4 bilhões por ano, disponíveis em todas as unidades de saúde e durante todo o ano”, afirmou.

A quem for viajar, dentro ou fora do país, Barros alerta que “é sempre adequado que a vacina ocorra dez dias antes da viagem.”

O ministro falou também que pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres amamentando e  pessoas com imunidade baixa devem passar por consulta médica antes da vacinação. “Queremos evitar casos de efeitos colaterais da vacina”, explicou.

Já as crianças podem se vacinar normalmente. O Ministério da Saúde recomenda que a primeira dose da vacina seja aos nove meses em crianças fora de zonas de risco. O ideal é tomar duas doses ao longo da vida, para que a imunização seja permanente.

arte febre amarela

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos