Brasil

Mídia internacional repercute ‘fim da era’ Dilma Rousseff

A imprensa internacional deu um grande destaque a destituição da presidente Dilma Rousseff pelo Senado nesta quarta-feira (31) e o juramento do novo mandatário, Michel Temer.

O jornal norte-americano «The Washington Post» informou que o Senado votou com maioria «esmagadora» pela saída de Dilma, sendo o ponto final de «um longo processo que dividiu o país». O «The New York Times» citou que os senadores brasileiros «expulsaram» a então presidente «O Senado cassou Dilma Rousseff, primeira mulher presidente do Brasil, e a tirou do gabinete para o resto do seu mandato, a pedra angular de uma luta de poder que consumiu a nação durante meses e derrubou um dos mais poderosos partidos políticos do hemisfério», ressaltou.

O italiano «La Repubblica» explicou para seus leitores sobre a votação desta quarta-feira e disse que «Rousseff deixa assim definitivamente o cargo e a principal economia latino-americana, que muda de líder: Michel Temer assumirá como o 37º presidente da República brasileira».

Recomendados

O «Corriere della Sera» ressaltou a votação e a manutenção dos direitos políticos de Dilma e lembrou que Temer «guiará o Brasil até o fim de 2018, quando ocorrerão as próximas eleições presidenciais».

O site do jornal britânico «The Guardian» fez um série de matérias para explicar todo o processo de impeachment e disse que «a primeira mulher presidente do Brasil» foi afastada e pôs fim «aos 13 anos do poder do Partido dos Trabalhadores».

Já o francês «Le Monde» citou que o julgamento final «foi uma maratona de dezenas de horas de debate técnico e apaixonado» e fez um perfil de Michel Temer, destacando que ele é «tão impopular quanto sua antecessora» e citando que a posse terá que «ser rápida» porque ele viajará para a China para participar do G20.

Com o título de «Dilma deposta definitivamente», o espanhol «El País» citou que a saída da presidente «culmina assim a mudança de governo mais traumática e esquizofrênica das últimas décadas».

O jornal argentino «Clarín» destacou que «chegou ao fim uma era», lembrando o fim do ciclo dos presidentes do Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil.

Dilma Rousseff, a quarta presidente em 31 anos de democracia, foi definitivamente afastada do governo. Mesmo com os alertas realizados pela atual oposição de que está perante a um ‘golpe parlamentário’, 61 senadores votaram a favor de sua saída.

Bastavam 54″, disse o jornal. Com diversas matérias em sua capa, o também argentino «La Nación» afirmou que «após nove meses de um polêmico, intenso e dramático processo de impeachment, o Senado do Brasil aprovou por 61 votos a 20 a destituição». O portal ainda destacou que o país «segue em recessão» econômica e fez uma trajetória política de Dilma Rousseff.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos