Brasil

MEC nega suspensão de novas vagas do Fies e Pronatec neste ano

O Ministério da Educação disse nesta segunda-feira que está trabalhando para anunciar até o fim de junho o processo de novas inscrições para Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), rejeitando informações publicadas por jornal mais cedo de que o programa não abrirá novas vagas este ano.

ANÚNCIO

O MEC também reafirmou em comunicado a manutenção do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), apesar do «governo Dilma Rousseff ter deixado o programa sem orçamento para 2016».

O comunicado foi divulgado após o jornal O Estado de S. Paulo publicar que Fies, Pronatec e o Programa Universidade para Todos (Prouni) não devem abrir novas vagas este ano diante da necessidade de contenção de recursos pelo governo federal.

Recomendados

«O ministro Mendonça Filho afirma que encontrou o Fies sem recursos para novas vagas, mas negociou com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão a liberação necessária para garantir as inscrições no segundo semestre deste ano», disse o MEC em nota.

Em relação ao Pronatec, o MEC disse «busca outra solução com o Sistema S, o que vai assegurar as vagas», acrescentou a nota.

As ações de companhias do setor educacional reduziam perdas nesta segunda-feira. A Kroton Educacional perdia 2,1 por cento às 15h18 depois de chegar a liderar as perdas do Ibovespa com desvalorização de 8,2 por cento.

No mesmo horário, Estácio Participações recuava 3 por cento, enquanto o Ibovespa diminuía 0,58 por cento.

Em comunicado à imprensa, a Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) afirmou que o governo do presidente interino Michel Temer «estaria cometendo o mesmo estelionato eleitoral que o governo anterior cometeu, haja vista que, em seu discurso de posse, o atual presidente da república confirmou a manutenção e o aprimoramento de todos esses programas».

Tags

Últimas Notícias