Brasil

Atos pró-Lava Jato têm pouca adesão pelo país; em SP, foram 15 mil pessoas

Convocadas em defesa da Lava Jato e contra as eleições com voto em lista fechada, as manifestações que ocorreram neste domingo (26) em cidades de 18 Estados e no Distrito Federal tiveram pouca adesão.

Tanto os organizadores como a Polícia Militar evitaram fazer estimativas, mas o público que se viu nas ruas era visivelmente menor do que já registrou em outros protestos.

Os atos foram organizados por grupos como o Vem Pra Rua e o MBL (Movimento Brasil Livre), os mesmos que levaram até 3,3 milhões de manifestantes em todo o país para pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

Recomendados

Nas manifestações de ontem não se ouviu “fora, Temer” e a classe política – tão malhada em outras oportunidades, que elegeram o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e senador Renan Calheiros (PMDB-AL) como vilões – foi quase poupada.

Em São Paulo, o ato foi realizado no palco de sempre, a avenida Paulista, porém foi mais rápido (cerca de quatro horas) e em área reduzida (quatro quarteirões, com bastante espaço vazio). O MBL estimou o público em 15 mil. A Polícia Militar não fez cálculos.

Boa parte do público vestia verde e amarelo e fez defesa da Lava Jato, pediu o fim do foro privilegiado e criticou a eleição com voto em lista, mas houve também quem defendesse o fim do desarmamento e o retorno dos militares ao poder.

No Rio de Janeiro (RJ), o protesto na orla de Copacabana durou cerca de duas horas e reuniu 2 mil pessoas, segundo o MBL. Em Salvador (BA), a manifestação também durou poucas horas e teve participação de 1,5 mil pessoas, de acordo com os organizadores. Em Brasília (DF), 500 pessoas se reuniram em frente ao Congresso Nacional, segundo a secretaria da Segurança Pública.

Na capital mineira, Belo Horizonte, os manifestantes fizeram ato na praça da Liberdade para 4 mil pessoas, informou o MBL. Em Curitiba (PR), o protesto no centro contou com a participação de 10 mil pessoas, para os organizadores, ou 4 mil, para a polícia. Em Porto Alegre (RS) o ato atraiu 5 mil pessoas, de acordo com os organizadores.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos