Brasil

Bloqueado em todo o país, WhatsApp diz que irá recorrer da decisão

Mais um dia de “silêncio” para os mais de 100 milhões de usuários do WhatsApp no Brasil. Por determinação do juiz Marcel Montalvão, de Lagarto (SE), o serviço do aplicativo foi suspenso nesta segunda-feira, às 14h, por 72 horas. O WhatsApp disse que já recorreu nesta segunda-feira mesmo da decisão.

A Anatel considerou a decisão “desproporcional”, por punir todos os usuários.

Montalvão já pedira, em março, a prisão do vice-presidente do Facebook para a América Latina, Diego Dzodan. O motivo nos dois casos foi o mesmo: o WhatsApp, que pertence ao Facebook, não liberou mensagens trocadas pelo aplicativo entre investigados em processo sobre tráfico de drogas.

Recomendados

Leia também
WhatsApp funciona para alguns usuários via redes de wi-fi
Sem WhatsApp? Conheça sete alternativas para se comunicar
Internautas lamentam o bloqueio do WhatsApp

Em nota, o WhatsApp nega que tenha como fornecer o conteúdo de tais conversas: “Depois de cooperar com toda a extensão da nossa capacidade com os tribunais brasileiros, estamos desapontados que um juiz de Sergipe decidiu mais uma vez ordenar o bloqueio de WhatsApp no Brasil”. A nota segue: “A decisão pune mais de 100 milhões de brasileiros que dependem do nosso serviço para se comunicar, administrar os seus negócios e muito mais, para nos forçar a entregar informações que afirmamos repetidamente que não temos”.

Em dezembro do ano passado, o serviço já tinha sido bloqueado judicialmente, mas pôde voltar a funcionar no dia seguinte. Como daquela vez, memes sobre o bloqueio tomaram as redes sociais (veja ao lado).

Anonymous

Mas, se alguns protestavam de forma bem-humorada, outros levaram a coisa a sério. O grupo Anonymous publicou em sua página no Facebook texto dizendo que, em protesto à decisão, tiraria a página do Tribunal de Justiça do Sergipe do ar enquanto durasse o bloqueio.

A página foi tirada do ar à tarde, segundo o TJ-SE, para evitar ataques. Ela estava normal à noite.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos