Brasil

‘Há indústria de multa, só que de infratores’, diz Haddad

selo-eleicoes-2016O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo e atual prefeito Fernando Haddad (PT) disse que, caso reeleito, irá manter os limites de velocidade nas vias da cidade e a fiscalização por meio dos radares. “Um dado que é omitido é que apenas 5% dos motoristas respondem por metade das multas. Já cerca de 70% dos condutores não infringiram a lei ano passado”, explicou. “Há uma indústria da multa, só que de infratores”, completou o petista.

Segundo Haddad, a OMS (Organização Mundial da Saúde) tem uma determinação para que os limites máximos da cidade tenham, no máximo, 50 km.  “Morrem, por ano, 24 habitantes a cada 100 mil. Em São Paulo, chegamos a 8 a cada 100 mil. Na Europa, os números chegam a 9 a cada 100 mil”.

Leia mais:
Prefeito e pré-candidato em SP, Haddad rebate críticas contra ciclovias

Recomendados

Alguns adversários do prefeito, em passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, já disseram que iriam voltar com as antigas velocidades, caso fosse eleitos para o cargo. “Se eles fizerem isso, o Ministério Público vai entrar com uma

ação de homicídio culposo (quando não há intenção de matar), por causa das mortes que vão acontecer”, afirmou o petista.

Para Haddad, o projeto de diminuição de limites de velocidade nas vias de São Paulo contribue para o bom funcionamento do trânsito. “Se você consultar engenheiros de tráfico, eles vão concordar que quando você reduz a velocidade das ruas, você melhora o fluxo, diminui os acidentes porque proporciona um trânsito mais regular”.

 

Arrecadação dos radares

O prefeito de São Paulo afirmou que o valor de arrecadação dos radares da capital paulista é o mesmo desde 2011 (gestão de Gilberto Kassab): R$ 1 bilhão. “As multas representam menos de 2% das arrecadações da prefeitura. Para um orçamento de R$ 50 bilhões, alguém vai fechar a conta com multa?”.

“São cerca de 100 radares instalados em um ano, em uma malha viária de 17 mil quilômetros em São Paulo, dá para chegar até o Japão. Não vejo nenhum problema desses radares se estiverem garantindo a segurança dos pedestres e ciclistas”.

 

Inspeção veicular

O pré-candidato afirmou não ter interesse em retomar o contrato com a Controlar, empresa que era responsável pela inspeção veicular ambiental. «A curva de queda da poluição ocorre há anos e quem controla é a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), do estado de São Paulo”, explicou o prefeito.

«As pessoas começaram a licenciar os carros fora da cidade e usar dentro de São Paulo para escapar da multa – aí sim a indústria da multa – e da fiscalização ambiental,” criticou. Para Haddad, são os órgãos estaduais ou federais que devem fazer esse controle.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos