Brasil

Gritaria, tapas e até ratos! Relembre sete ‘barracos’ em Brasília em 2015

Nesta semana, a Comissão de Ética da Câmara foi palco de uma discussão calorosa que terminou em troca de tapas entre os deputados Wellington Roberto (PR-PB) e Zé Geraldo (PT-PA) enquanto discutiam sobre o processo que pode terminar na cassação de Eduardo Cunha.

ANÚNCIO

Os parlamentares precisaram ser contidos por colegas e deram um vexame, que foi transmitido pela TV Câmara. Para quem ainda não viu a cena, confira abaixo:

Recomendados

Neste final de ano, o Metro Jornal reuniu outros casos de barracos e confusões envolvendo políticos que agitaram Brasília em 2015. Relembre:

Ratos na CPI

Em abril, um homem chamado Márcio Martins Oliveira soltou ratos no plenário da Câmara dos Deputados assim que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, chegou para prestar depoimento à CPI da Petrobras. Foram soltos dois ratos, dois hamsters e um esquilo da Mongólia.

Não é preciso nem dizer que a confusão foi generalizada. Veja fotos abaixo e leia mais sobre o caso aqui

[metrogallerymaker id=»637″]

 

Maioridade penal

Em junho, os nervos dos deputados e manifestantes se exaltaram durante uma discussão sobre a redução da maioridade penal. O grupo que protestava contra a PEC chegou a derrubar o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) no salão verde da Câmara dos Deputados. O tumulto foi generalizado e policiais chegaram a usar spray de pimenta para conter alguns manifestantes que queriam forçar a entrada na Câmara pela portaria do Anexo 2.

[metrogallerymaker id=»881″]

 

Vídeo mostra o momento em que o deputado foi derrubado durante o tumulto:

Briga de trânsito

No dia 6 de outubro, o deputado Takayama (PSC-PR) se envolveu numa briga de trânsito com o motorista do senador Delcídio Amaral (PT-MS) e foi agredido na entrada do Congresso. Uma poça de sangue ficou na calçada e o deputado teve que ser socorrido pelo Departamento Médico da Casa, que constatou «feridas superficiais no nariz e na cabeça».

Um vídeo divulgado na internet mostra como ocorreu a agressão. Nas imagens, é possível ver que Takayama dá um tapa na cara do motorista, que reage com um «safanão». Que baixaria!

«Bandido é vossa excelência»

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) e o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga perderam a linha e precisaram ser contidos durante um intenso bate-boca na Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, no final de outubro. A discussão ganhou fama e virou até piada nas redes sociais, por causa das expressões usadas durante a briga. «Vossa Excelência deveria ficar calmo, está muito nervoso. Vossa Excelência está desequilibrado», disse Braga em determinado momento, após Caiado o chamar de bandido e safado. «Safado é Vossa Excelência, me respeite. Bandido é você», completou o ministro. «Vamos lá fora, onde você quiser», retrucou Caiado. Um verdadeiro barraco. Assista:

Balde de dólares

Durante uma entrevista coletiva no Salão Verde da Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, Eduardo Cunha, foi surpreendido por um balde de dólares de mentira na cabeça. A ação fazia parte de um protesto do movimento Levante Popular da Juventude. As cédulas, que traziam a foto de Cunha no centro, foram arremessadas sob gritos de «Trouxeram sua encomenda da Suíça».

Lula Marques/Agência PT
Lula Marques/Agência PT

dolar_cunha

«Pimenta na cara»

No dia 18 de novembro, uma grande confusão tomou conta do gramado do Congresso Nacional. Um grupo que promovia a 1ª Marcha Nacional das Mulheres Negras se encontrou com outros manifestantes que pediam a intervenção militar no país. A Polícia Militar teve que intervir para apartar a briga e acabou sobrando para um deputado que passava por lá. Paulo Pimenta, do PT, levou um spray de pimenta na cara e teve que ser atendido no departamento médico da Câmara.

Antonio Cruz/Agência Brasil
Antonio Cruz/Agência Brasil

Antonio Cruz/Agência Brasil
Antonio Cruz/Agência Brasil

Tags

Últimas Notícias