Brasil

Em editorial, NY Times diz que fala de Temer contra corrupção ‘soa vazia’

O jornal norte-americano The New York Times publicou um editorial, nesta segunda-feira (6), em que fala sobre o governo do presidente interino Michel Temer e a corrupção no Brasil. Entitulado de «Medalha de Ouro do Brasil para Corrupção», o editorial questiona até onde Temer está realmente disposto em combater a corrupção no país. O texto começa mencionando que o novo ministério foi montado apenas por homens brancos, e que isso provocou uma discussão sobre a diversidade racial no Brasil.

O editorial fala sobre as renúncias do ex-ministro do Planejamento, Romero Jucá, e do ex-ministro da Transparência, Fabiano Silveira, após o vazamento de conversas telefônicas que insinuaram que eles estavam tramando para tentar impedir o avanço da Operação Lava Jato. Após esses episódios, Temer teve que vir à publico afirmar que seu governo jamais teve a intenção de barrar as investigações.

«Considerando os homens com quem Temer se cercou, a fala soa vazia. Se o presidente interino quer ganhar a confiança dos brasileiros, uma vez que muitos deles têm protestado e afirmado que a saída de Dilma foi um golpe, ele e seu gabinete devem tomar medidas significativas contra a corrupção», diz o texto.

Recomendados

Veja também:
Novas delações prometem desestabilizar principais partidos políticos do país

Após explicar que, de acordo com a  legislação brasileira, alguns altos funcionários do governo têm direito ao chamado «foro privilegiado», que garante que parlamentares não sejam julgados pela justiça comum, o editorial critica essa prática e diz que ela permitiu uma «cultura institucionalizada de corrupção e impunidade».

«Ainda não está claro o quão longe Temer irá para combater a corrupção. Se ele for sério, e quiser de fato encerrar as suspeitas sobre os motivos de tirar a presidente Dilma do cargo, ele deveria ser sábio e pedir uma lei que encerre a imunidade para parlamentares em casos de corrupção», finaliza.

Leia o editorial completo aqui

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos