Brasil

Confira a repercussão sobre a morte do ministro Teori Zavascki

Ministro Teori Zavascki | Agência Brasil

Ministro Teori Zavascki | Agência Brasil

Diversos políticos usaram as redes sociais para lamentar a morte do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Teori Zavascki, na tarde desta quinta-feira (19). O ministro estava em um avião que seguia de São Paulo para Paraty (RJ), mas a aeronave caiu no mar.

Recomendados

Michel Temer
O presidente fez um pronunciamento oficial e lamentou a morte de Teori Zavascki. Ele decretou luto oficial por três dias. Temer disse que o magistrado era um «homem de bem» e um «orgulho para todos os brasileiros».

Dilma Rousseff
A ex-presidente, que nomeou o ministro Teori ao STF, publicou em seu facebook nota em que diz que recebe com imenso pesar a notícia da trágica morte do ministro Teori Zavascki. «Hoje perdemos um grande brasileiro. Como juiz e cidadão, Teori se consagrou como um intelectual do Direito, zeloso das leis e da Justiça. Tive o privilégio de indicá-lo para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), com ampla aprovação do Senado. Desempenhou esta função com destemor como um homem sério e íntegro», afirma Dilma.

Rodrigo Janot
Segundo o procurador-geral da República, Zavascki honrou o papel de magistrado, ao atuar de forma ética, isenta, discreta e extremamente técnica durante toda sua carreira. «Na relatoria da Operação Lava Jato no STF, o ministro não hesitou em adotar medidas inéditas para a Suprema Corte, a pedido do Ministério Público Federal», disse Janot.


Leia mais:

Teori Zavascki morre em queda de avião em Paraty, confirma filho de ministro


Lula

O ex-presidente afirmou em seu Facebook que o “Brasil perdeu hoje um cidadão que honrou a Magistradura em todos os postos que ocupou”. Minha solidariedade à família do ministro Teori Zavascki e aos membros do STF”, disse Lula.

Rodrigo Maia
O presidente da Câmara escreveu em seu Twitter que o ministro Teori «engrandeceu o Supremo Tribunal Federal com uma postura firme, discreta e justa».

Eliseu Padilha
Por meio de sua conta pessoal no Twitter, o ministro-chefe da Casa Civil elogiou o magistrado e disse que ele era um dos “mais brilhantes ministros” do Supremo. “Teori Zavascki, um dos mais brilhantes ministros do STF, morreu. Os brasileiros perdem um exemplar cidadão e um magistrado qualificadíssimo”, escreveu Eliseu Padilha.

Luís Roberto Barroso
O ministro do STF disse que perdeu um «amigo querido». Para Barroso, o país perdeu um «grande homem». «Teori era um homem íntegro, preparado e trabalhador. Perco um amigo querido, que eu recebia em casa com frequência. O Tribunal perde um juiz especialmente vocacionado. E o país perde um grande homem. Somos todos vítimas de uma trapaça da sorte», afirmou Barroso.

Geraldo Alckmin
O governador de SP lamentou a morte de Teori em sua página oficial do Facebook. “O Brasil perde um homem da Justiça; os brasileiros, um dos protagonistas da Justiça. Teori Zavascki era uma das pessoas mais lúcidas e coerentes do Judiciário. Um humanista, tolerante e atencioso com as pessoas e suas diferentes formas de pensar, era modelo de sobriedade do magistrado. Tinha uma capacidade de trabalho invencível. Em seu trabalho criterioso, que há de ter continuidade, milhões e milhões de brasileiros depositavam a esperança de um país melhor e mais justo. Professor e referência no estudo do Direito, Teori Zavascki dignificou o magistério e a magistratura do Brasil. Fará muita falta. Nossos sentimentos e orações às famílias de todas as vítimas do acidente”.

Aécio Neves
O senador e presidente do PSDB afirmou que está “profundamente impactado com a tragédia que envolveu o ministro Teori e outros passageiros do mesmo voo. O Brasil tem uma grande dívida de reconhecimento e gratidão com o ministro pela forma equilibrada e responsável com que ele conduziu um dos momentos mais difíceis da história do país. Ele honrou a cadeira que ocupou na nossamais alta Corte”.

José Sarney
O ex-presidente da República enviou nota em que afirma que recebe «com profunda tristeza» a notícia da morte do juiz «por quem tinha grande admiração. Era um magistrado sério, correto e brilhante».

Ivan Valente
O senador do PSOL escreveu «solidariedade à família de Teori Zavascki relator da Lava Jato. Seu desaparecimento deixa muitas interrogações!».

Vanessa Grazziotin
A senadora do PCdoB também escreveu em seu Facebook que deseja «solidariedade à família do ministro Teori Zavascki». «Perdemos hoje um grande brasileiro que se dedicou à Justiça e ao país», acrescentou.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos