Brasil

Com Temer na Presidência, população se divide entre otimistas e pessimistas, diz Ibope

 | Ueslei Marcelino/Reuters
Brasileiros estão divididos quanto ao futuro do país | Ueslei Marcelino/Reuters

Poucos dias após Michel Temer assumir o cargo de presidente interino da República, a população brasileira está dividida entre otimistas, pessimistas e os que não estão em nenhum dos dois lados em relação ao futuro do país. É o que mostra a pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (23).

Depois do afastamento de Dilma Rousseff, 34% dos brasileiros se declararam pessimistas com o cenário político no futuro, enquanto 31% estão otimistas e outros 30% não se identificam nem com um grupo nem com o outro.

Recomendados

Veja também:
Governo não deve interferir no Judiciário, diz Moro
PM retira manifestantes da frente da casa de Temer em SP

076e5e6eff940789be60629c4a6dd9a2

A situação é parecida com a vivida em novembro de 1992, quando Itamar Franco assumiu a presidência após o afastamento de Fernando Collor do cargo. Naquela época, 40% dos entrevistados pelo Ibope estavam pessimistas. Otimistas somavam 27% e 25% não pendiam para nenhum dos lados.

País mais honesto

Naquele período, entretanto, a esperança do Brasil se tornar um país mais honesto era maior. Enquanto em 1992 44% dos brasileiros achava que o país seria mais honesto após o impeachment, hoje, somente 26% pensam dessa maneira. A maioria (53%) acha que tudo continuará a mesma coisa.  Há ainda 17% que dizem que o Brasil será um país menos honesto após esse processo, pensamento que era compartilhado por somente 9% da população em 1992.

160523-honestidade

Postura dos parlamentares

A postura dos deputados e senadores durante o processo de impeachment foi mal vista pela maioria dos entrevistados. 63% afirmaram que eles atuaram em benefício próprio e defenderam interesses dos partidos e instituições privadas, enquanto apenas 23% acreditaram que os parlamentares agiram em benefício dos interesses do país e da população brasileira.

Dentre os entrevistados que são a favor do impeachment, 31% acham que deputados e senadores pensaram nos interesses do país e dos brasileiros. Por outro lado, entre os que são contra o impeachment, 80% afirmam que eles agiram em interesse próprio.

Foram ouvidas 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 141 municípios, entre os dias 12 e 16 de maio.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos