Brasil

Câmara aprova terceirização da atividade-fim para todas as empresas

A Câmara aprovou ontem o projeto que cria regras rígidas para a tercerização e modifica os contratos temporários de trabalho. Foram 232 votos a favor, 188 contra e 8 abstenções. A matéria vai à sanção presidencial.

As empresas poderão ter terceirizados em todas as funções do quadro de funcionários. Hoje, uma súmula do TST (Tribunal Superior do Trabalho) de 1994 é a regra em vigor e proíbe subcontratação de especialidades relacionadas a atividades-fim.

O projeto original foi elaborado pelo governo Fernando Henrique Cardoso, em 1998. A oposição tinha preferência pela votação de um outro projeto – parado no Senado desde abril de 2015 –, que tem salvaguardas aos trabalhadores e é considerado menos rígido.

Recomendados

A base governista tentou um acordo com a oposição. Os dois projetos seriam aprovados e os vetos seriam negociados com as centrais sindicais. Não houve concordância.

A sessão

A oposição levou ao plenário patos de borracha, uma alusão ao símbolo do impechment criado pela Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), e acusou os governistas de estarem  “pagando a fatura aos empresários”.

“A terceirização nessa proposta é o verdadeiro ‘liberou geral’. As empresas vão fazer a chamada ‘pejotização’, ou seja, deixarão de contratar pela CLT para contratar na pessoa jurídica, o que retira todos os direitos do trabalhador”, avaliou o líder do PT, Carlos Zarattini, de São Paulo.

“Faço um desafio: apontem dentro do texto um item sequer que retire direitos dos trabalhadores. Não existe”, rebateu o relator da proposta, Laercio Oliveira (SD-SE).

Os partidos PT, Psol e Rede não descartam recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a retirada de direitos. Os oposicionistas disseram que a votação inviabiliza a reforma trabalhista.

Protesto

No fim da tarde, um protesto na rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, reuniu cerca de 120 pessoas, segundo a Polícia Militar, entre sindicalistas ligados à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e rodoviários. Por cerca de uma hora, eles bloquearam a entrada e saída de ônibus. Não houve grandes confrontos e os manifestantes logo se dispersaram.

Até a conclusão desta edição, somente o texto-base havia sido votado pelos deputados.

novo-mercado-de-trabalho

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos