Brasil

Teori Zavascki morre em queda de avião em Paraty, no litoral do Rio

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki, 68, relator da Lava Jato, morreu nesta quinta-feira na queda de um avião no mar, próximo à Ilha Rasa, no Rio de Janeiro. O empresário Carlos Alberto Filgueiras, 69, e o piloto da aeronave, Osmar Rodrigues, 56, também tiveram as mortes confirmadas. A Aeronáutica informou que duas pessoas estão desaparecidas. As buscas foram suspensas ontem à noite por causa do mal tempo e serão retomadas nesta sexta-feira. Segundo os bombeiros, pelo menos três corpos estão presos aos destroços do avião.

O presidente Michel Temer lamentou a morte e decretou luto oficial de três dias.

A aeronave modelo Hawker Beechcraft King Air C90, com capacidade para oito passageiros, saiu do Campo de Marte (SP) com destino a Paraty (RJ). A queda foi por volta das 13h30. Chovia forte na região.

Recomendados

Após o registro do acidente, 50 militares e três embarcações da Marinha foram deslocadas para fazer as buscas.

Às 17h22, Francisco Prehn Zavascki, filho do ministro, postou nas redes sociais: “Rezem por um milagre”. Passados pouco mais de 40 minutos, veio a confirmação: “Caros amigos, acabamos de receber a informação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!”

A morte causou comoção no país. A presidente do STF, Cármen Lúcia, estava em Minas Gerais e retornou para Brasília.

Leia mais:
Ministro Teori Zavascki foi responsável por casos históricos
Confira a repercussão sobre a morte do ministro Teori Zavascki

Perfil: ministro Teori Zavascki foi responsável por casos históricos

Documentação em dia

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que o avião estava com a documentação em dia: a inspeção anual precisaria ser renovada em abril e a autorização para voar válida até abril de 2022. O avião estava em nome do Grupo Emiliano, uma rede de hotéis.

Teori viajava junto com Carlos Alberto Filgueiras, de quem se tornou amigo, em 2012. Maria Helena, esposa do ministro, fazia tratamento contra um câncer em São Paulo. Teori era hóspede assíduo do hotel e se aproximou do empresário. Maria Helena morreu em 2013.

Investigação

A Aeronáutica, a PF (Polícia Federal) e o MPF (Ministério Público Federal) vão investigar as causas da tragédia.

O delegado da PF Marcio Adriano Anselmo, que atua na Lava Jato, pediu apuração rigorosa. “Esse ‘acidente’ deve ser investigado a fundo”, escreveu nas redes sociais. A postagem foi retirada. O policial afirmou se tratar de um ‘desabafo pessoal’.

Despedida

O salão nobre do STF foi disponibilizado para as cerimônias fúnebres. A pedido da família, contudo, o velório deve ser em Porto Alegre. Teori deixa três filhos: Alexandre, Liliana e Francisco.

como-foi-o-acidente

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos